Por que empresas preferem o profissional T-shaped?

Você já ouviu falar sobre profissionais T-shaped?

Essa é uma expressão usada para descrever um profissional que tem habilidades e conhecimentos profundos em uma área específica (vertical da T), mas também possui uma ampla variedade de habilidades interdisciplinares (horizontal da T).

Ter uma atuação T-shaped significa que você tem a capacidade de trabalhar de forma colaborativa e solucionar problemas com uma perspectiva ampla e inovadora. Além disso, se torna mais preparado para enfrentar desafios em diferentes áreas, podendo se adaptar a mais facilmente às mudanças rápidas no mercado.

Se você quer se destacar no mercado de trabalho, é importante desenvolver habilidades complementares à sua área de especialização. Isso pode incluir habilidades técnicas, de liderança, comunicação, pensamento crítico e solução de problemas.

Não importa se você é um programador, designer, gerente de projetos ou outra profissão, o importante é ter uma mentalidade T-shaped e estar sempre em busca de novos conhecimentos e habilidades para compor o seu escopo profissional. 

Por que se tornar um profissional com perfil T-shaped?

Existem diversos benefícios em ser um profissional T-Shaped:

  • Ser um profissional mais completo
  • Pode servir em múltiplos projetos e ocasiões
  • Ter a capacidade de maior entendimento do todo
  • Manter a mente aberta
  • Pode cobrir outras posições e atividades
 

Esses profissionais são altamente valorizados por sua capacidade de trabalhar de forma colaborativa e solucionar problemas com inovação e criatividade.

Além disso, profissionais T-shaped tendem a ter a habilidade de se comunicar de maneira eficaz e liderar equipes, o que os tornam valiosos para a liderança atividades complexas. Eles também são capazes de se envolver em vários aspectos de um negócio, desde a tomada de decisões estratégicas até a execução tática, o que os tornam adaptáveis e versáteis.

Por fim, o fato de terem habilidades interdisciplinares amplia sua capacidade de aprender e se desenvolver, o que os tornam mais propensos a evoluir em suas carreiras e a contribuir para o crescimento da empresa.

Por essas razões, as empresas buscam profissionais T-shaped para que possam desfrutar de seus benefícios e melhorar sua entrega de resultados.

Como se tornar um T-shaped?
  • Aprenda novas skills técnicas e comportamentais: Isto permite que você cresça e aumente suas habilidades em novas áreas enquanto mantém sua função principal;
  • Tenha o seu tempo: ser um profissional T-shaped não é uma missão fácil daquelas que podem ser alcançadas em um final de semana, quiçá um mês com um cursinho básico. Isso leva tempo. Talvez estejamos falando de anos. Mantenha uma direção e um compromisso com a sua estratégia de expandir seus conhecimentos. Aprendizado e crescimento contínuo são as chaves. 
  • Resiliência: sobre acelerar sua capacitação profissional, você precisa estar e/ou criar espaços de colaboração. Como por exemplo, criar grupos de discussão dentro da sua empresa, participar de comunidades no linkedIn, facebook, telegram, cursos que permitirão fazer um networking eficiente, etc.
Em resumo

Ser um profissional T-shaped é importante, pois você pode alcançar novas funções, mas também se tornar capaz de se comunicar melhor com colegas de trabalho, entendendo suas necessidades, forma de trabalhar, e então descobrir como você pode servir e ser útil neste ambiente. 

Você precisar estar aberto a percorrer caminhos fora da sua zona de conforto e conhecimento. 

Após uma jornada de treinamento pessoal e profissional você se tornará parte importante da sua empresa, sendo o mais importante a alcançar nessa jornada, você se torna a pessoa chave, com visão ampla sobre cada parte do processo.

Então me conte, que em qual perfil profissional você se encaixa hoje?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts Recentes